Nossos Produtos

Produtos Chambril

Conheça a linha completa dos papéis Chambril.


» Saiba mais



Sustentabilidade

Sustentabilidade

Ser sustentável não é apenas cuidar do meio ambiente ...


» Saiba mais
Sustentabilidade
Quero pesquisar em:

Glossário de termos técnicos

• Efeito mola

<springback> - Tendência do papel ou do cartão de retornar à sua condição plana após ter sido dobrado.

• Eficiência da superfície do papel

<paper surface efficiency> - Medida da printabilidade de um papel. Ver também: Printabilidade <printability>.

• Eixo da bobina

[1] <coreshaft> - Cilindro metálico dotado de dispositivos pneuméticos que prendem o tubete da bobina de papel e a sustenta no porta-bobinas das impressoras rotativas. Termo alternativo: <air shaft>. [2] <paper roll chuck> - Eixo que suporta a bobina de papel no mecanismo de alimentação de uma impressora rotativa, dotado de mandris que evitam o seu deslocamento lateral. Termos alternativos: <airless shaft>; <roll shaft>.

• Eletricidade estática

<static electricity> - Acúmulo de elétrons em materiais dielétricos, como o papel, quando sujeitos à fricção, à pressão ou à separação repentina, entre duas superfícies, dificultando a separação entre as folhas e a sua movimentação através da impressora. Ver também: Barra antiestática <antistatic device>.

v O acúmulo de carga eletrostática no papel é favorecido quando a umidade do papel e a umidade relativa do ambiente da sala de impressão estão em níveis muito baixos; quando o papel sofre ressecamento ao passar através do forno de uma impressora rotativa ofsete, ou quando a umidade relativa do ar cai abaixo de 30% , a situação torna-se crítica; os principais problemas compreendem: {a} alimentação de duas ou mais folhas devido à atração entre elas; {b} desuniformidade na arrumação da pilha de entrega devido à atração entre as folhas ou devido à repulsão entre as páginas dos cadernos; {c} decalque causado por atração entre as folhas; {d} risco de incêndio na impressão rotogravura devido à descarga de centelha entre duas fitas paralelas de papel passando próximas entre si; {e} alimentação deficiente de folhas e cadernos nas máquinas de acabamento.

v A carga eletrostática do papel pode ser dissipada por meio de barras antiestáticas instaladas próxima à mesa de alimentação de uma impressora ofsete plana ou de uma dobradeira, ou pela reumidificação do papel quando este atravessa o dispositivo aplicador de silicone de uma impressora rotativa, ou ainda pela reumidificação do ar da sala de impressão empregando um vaporizador.

• Eliminador de estática

<static eliminator> - {a} Substância química ou dispositivo elétrico que dissipa o acúmulo de eletricidade estática da superfície de filmes, de papéis fotográficos, de papel-pigmento etc., a fim de evitar o acúmulo de pó na superfície desses materiais durante o processamento. Termo alternativo: neutralizador de estática <film static neutralizer>. {b} Dispositivo adaptado a uma impressora ou a uma máquina de acabamento, a fim de reduzir a quantidade de eletricidade estática que se desenvolve devido à baixa umidade relativa e ao atrito do papel com superfícies metálicas, os quais podem causar problemas de alimentação do papel e decalque da tinta. Termos alternativos: dispositivo antiestática <antistatic device>; neutralizador de estática <static neutralizer>. Ver também: Barra antiestática <antistatic device>; Eletricidade estática <static electricity>.



Material extraído da obra - Graphos - Glossário de termos técnicos em comunicação gráfica, de Sérgio Rossi Filho.

© 2012 International Paper. Todos os Direitos Reservados.