Princípios de design editorial

Princípios de design editorial


O design editorial é uma especialidade do design gráfico que trabalha com diagramação de jornais, revistas, livros, photobooks e catálogos. Esses materiais possuem textos, fotos, ilustrações e infográficos, por isso, a distribuição dos elementos visuais deve ser objetiva, harmônica e confortável para leitura.

Um item interessante para manter a uniformidade na diagramação é o uso de um grid, que permite criar caixas simétricas para servir de base para a distribuição racional dos pesos visuais dos elementos da página.
Um grid é composto pela divisão das dimensões da página na vertical e na horizontal, formando quadros que servirão de base para a colocação dos textos e imagens da publicação. Essas divisões respeitam as margens superior, do lado direito, inferior e do lado esquerdo da página, delimitando o espaço de trabalho ou área de mancha.
Ao contrário do que se possa imaginar, o uso de grid na diagramação não limita a criatividade. Ele permite que a visualização da página finalizada tenha equilíbrio e fluidez de leitura.

A escolha da tipografia deve levar em consideração o estilo da publicação. Um estudo do público alvo e da finalidade do projeto gráfico do material editorial deve nortear o designer na seleção das famílias de fontes, dos estilos (regular, negrito ou itálico) e expansão lateral (normal, condensado ou expandido).

Além disso, o desenho das letras deve manter a legibilidade e a hierarquia dos títulos, subtítulos, intertítulos e textos.
Na diagramação, ao complementar o conteúdo com fotos e ilustrações é importante que sejam nítidas, correlatas com o assunto e auxiliem a aumentar o nível de entendimento do leitor. A resolução das imagens é um item de vital importância pois interfere diretamente na qualidade do impresso. O limite deve estar entre 250 e 350dpi, dependendo do sistema de impressão a ser utilizado, normalmente off-set ou digital.
Na maioria das vezes se faz necessário realizar um tratamento dessas imagens, tecnicamente ajustadas para impressão tornando-as assim mais atrativas para o leitor.
O uso das cores na diagramação deve ser muito bem direcionado. É importante lembrar sempre que as cores comunicam sensações específicas e devem estar de acordo com o objetivo principal do projeto gráfico. A elaboração de uma paleta de cores pode auxiliar na diagramação e evitar erros de composição cromática.

Por fim, a escolha do papel é fundamental para o bom resultado final. Papéis muito brancos e brilhantes tornam a leitura desconfortável quando os textos são em grande quantidade, porém realçam as cores e as imagens. São mais indicados para livros de arte ou photobooks devido a valorização das imagens.
Para livros de texto, o ideal é utilizar papéis off white que possuem uma coloração amarelada e por isso não causam fadiga ao leitor no momento da leitura. Além disso, gramaturas menores tornam a publicação mais leve, outro item que deve ser considerado para publicações com grande quantidade de páginas.
Respeitando a interação que o leitor tem com a publicação e usando todos os recursos disponíveis, é possível elaborar projetos editoriais criativos e ter um excelente resultado final.

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