Liderança para a alta performance

Liderança para a alta performance

Não há dúvidas de que vivemos um mundo complexo, globalizado e evolutivo que exige das organizações respostas rápidas às suas transformações. Nestes tempos de hipercompetitividade o cliente assume o poder e, podendo escolher, busca no mercado aquilo que lhe agrega valor.

Construir valor em toda a cadeia produtiva é fator crítico de sucesso para a competitividade e exige dos líderes a capacidade superior de pensar de forma sistêmica, agir coletivamente e entregar resultados superiores. O gerenciamento operacional não responde mais as exigências do mercado atual e a eficiência da era industrial não é mais suficiente para garantir o sucesso das corporações, impondo a gestão estratégica competitiva como única saída.

Esta concepção sistêmica da gestão, que considera a organização como um sistema aberto e elimina as fronteiras internas, desafia as lideranças a modificar o seu comportamento e a desenvolver competências capazes de expandir a visão externa e de ampliar os limites do individual para o coletivo construindo equipes de alta performance.

Não há receitas fáceis para a geração de alta performance, mas certamente ela expressa um modelo de liderança que ressignifica a visão limitada do homem, evoluindo de sua concepção individual e “tarefeira”, para a compreensão criativa, multifuncional e pró-ativa de sua atuação. É um novo modelo que valoriza as pessoas como diferencial capaz de oferecer desempenho superior, aumentar a produtividade e gerar retorno.

Artigo – Sustentabilidade na Indústria Gráfica

Produzir mais com menos é o desafio dos líderes e isso exige equipes engajadas com as diretrizes da empresa e compromissadas com o desempenho e os resultados esperados de seu trabalho. A alta performance não traduz, portanto, uma ação isolada ou envolve a simples aplicação de técnicas específicas, mas sim uma forma estratégica de liderar pessoas e gerir o desempenho humano.

Comece por você, liderando pelo exemplo! Forte vontade de realização, firmeza e constância para executar o compromissado, foco no cliente, ênfase nas pessoas e estímulo ao progresso e à inovação, são exemplos essenciais que instalam um modelo de liderança direcionado para resultados e consolidam a cultura orientada à criação de valor, fundamental para a criação de alta performance.

A partir do seu exemplo, lidere o time desenvolvendo os 8C’s das equipes altamente efetivas, sintetizados na tabela a seguir:

Artigo – Sustentabilidade na Indústria Gráfica

É o líder no papel de coach inspirando, motivando e desafiando sua equipe, com um novo exercício de poder que dá fluidez ao controle, horizontaliza a comunicação, descentraliza a decisão e influencia por seu conhecimento, seu relacionamento e sua habilidade em negociar interesses.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também