Sustentabilidade

Ser sustentável não é apenas cuidar do meio ambiente, mas também manter equilíbrio econômico e social. É isso que acontece nas unidades de manejo florestal onde se desenvolve o processo de produção da International Paper e da linha de papéis Chambril. Sob essa visão, a empresa pratica iniciativas que contribuem para a sociedade, são pertinentes aos negócios e garantem a conservação de recursos naturais.

Por mais de 110 anos temos sido uma das empresas que mais se preocupam com o meio ambiente em todo o mundo. Pautamo-nos sempre por uma abordagem sustentável dos nossos negócios, de forma a equilibrar as necessidades ambientais, sociais e econômicas. Essa abordagem tem sido proveitosa tanto para empresa quanto para a sociedade.

Na International Paper sustentabilidade significa:

  • Garantir qualidade para o meio ambiente e os nossos negócios;
  • Assegurar necessidades presentes e futuras;
  • Continuar a utilizar recursos de maneira criteriosa;
  • Criar o menor impacto possível ao ambiente e comunidades.

Área Florestal

A International Paper possui 72 mil hectares de florestas renováveis de eucalipto, destinadas à produção de celulose e papel. Também mantém 24 mil hectares de áreas preservadas, para a conservação das características originais das vegetações nativas. Essas extensões territoriais estão distribuídas por Mogi Guaçu, Brotas e Luiz Antônio, municípios do interior do estado de São Paulo.

As florestas de eucalipto da IP no Brasil absorvem cerca de 332 t de CO² por hectare, o equivalente a seis toneladas de CO² por tonelada de papel branco.

O cuidado necessário para garantir a produtividade das florestas renováveis inclui pesquisas, estudos e análises para o aprimoramento de espécies de eucalipto e para o desenvolvimento de novas tecnologias. A empresa produz, anualmente, cerca de 16 milhões de mudas que são destinadas ao plantio do eucalipto.

A prevenção contra queimadas e a ecoeficiência do manejo florestal também são alvos de investimentos constantes da companhia. A IP mantém um Centro de Pesquisas com laboratórios e pesquisadores de diferentes áreas, trabalhando em conjunto e desenvolvendo técnicas e processos mais sustentáveis.

Sustentabilidade do Papel