Dicas para criação de projetos gráficos

Dicas para criação de projetos gráficos

Para a criação de uma peça gráfica vários itens devem ser mensurados, entre eles a produção gráfica, que possui várias fases e detalhes que diferenciam a obtenção de resultados no material final. Um projeto gráfico deve ser norteado por conhecimentos não só do processo e das tecnologias disponíveis, mas também com a interação do público alvo.

Conhecer as categorias em que seu projeto se enquadra permite um leque maior de opções para realização e finalização.

Categorias das peças gráficas:

  • Editorial: livro, revista, jornal, house organs (jornal interno), encarte;
  • Promocional: folheto, panfleto, folder (folheto com dobras), catálogo, display, móbile, flâmula, divulgação PDV (ponto de venda), cartaz, cartazete, adesivo de piso;
  • Embalagens: caixas, plástico rígido, plástico flexível, laminados, pet, tetra pack, rótulos, etiquetas;
  • Sinalização: banner, lona, backlight, frontlight, empena, envelopamento de veículos, outdoor, indoor;
  • Corporativo (papelaria): papel carta, envelopes, cartão de visita.

As informações que o cliente transfere para o atendimento devem ser analisadas com atenção para direcionar os departamentos ou fornecedores, visando o melhor resultado e a satisfação de todos que estão envolvidos com o processo produtivo.

Outro ponto importante é o custo. Todos os itens que foram listados no atendimento ao cliente devem ser contabilizados. O levantamento orçamentário deve nortear o departamento de criação para que nenhuma surpresa aconteça e inviabilize a produção ou cause prejuízo às partes envolvidas.

Para se manter no mercado de trabalho, a evolução tecnológica obriga a especialização dos profissionais da área gráfica. Cada vez mais é necessário treinamentos nas empresas para reciclagem de informação. Gestores devem estar antenados com novidades relacionadas à sua área de atuação, atentos a possibilidades de investimentos viabilizando novos negócios.

Por isso o conhecimento dos processos de impressão é fundamental. Criar diferenciais são pontos importantes para valorização do resultado final.

Os sistemas de impressão possuem características como o uso de tinta, substrato (suporte de impressão), matriz e maquinário. No mercado gráfico temos os seguintes:

Sistema

Matriz

Tinta

Substrato

Maquinário

Offset

Chapa de alumínio (planográfica)

Pastosa

Papel, metal e plástico

Plano e rotativo

Rotogravura

Cilindro encavográfico (baixo relevo)

Líquida

Papel, plástico flexível, laminado, metal

Rotativo

Flexografia

Clichê de polímero (alto relevo)

Líquida

Papel, plástico flexível, tetra pack, laminado

Rotativo

SilkScreen (Serigrafia)

Tela

Pastosa

Papel, plástico, metal, vidro, borracha, tecido, madeira

Plano

Tampografia

Clichê encavográfico (baixo relevo)

Pastosa

Objetos Irregulares

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Tipografia

Clichê de metal (alto relevo)

Pastosa

Papel

Plano e rotativo

Digital

Tonner ou tinta líquida

Papel, plástico

Plano e rotativo

Realizar a análise do material após a impressão permite criar uma acuidade visual que aumenta com a experiência possibilitando mais segurança na tomada de decisão.

As possibilidades de uso dos acabamentos agregam valor as peças gráficas, aumentando seu poder de atração e criando um diferencial no resultado final. Os sistemas de acabamento estão relacionados aos processos de funcionalidade do projeto e enobrecimento.

Quanto a finalidade temos em peças gráficas editoriais as dobras paralelas (janela ou ventana, carteira, sanfona ou zig zag) e cruzadas para formação de cadernos imposicionados, além das encadernações como grampo no dorso (canoa ou cavalo), lombada colada e costurada.

Ainda no campo da funcionalidade temos os acabamentos carto técnicos que utilizam uma faca feita com base de madeira e lâminas encaixadas conforme desenho prévio. Com a faca é possível obter corte, vinco, serrilha, micro serrinha, meio corte e picote.

Sobre enobrecimento podemos listar os acabamentos que agregam valor a peça, melhorando a resistência ou a estética (aparência). Nessa categoria podemos citar o verniz (localizado, total, high gloss, UV, textura), laminação (brilho, fosco, gofrada, holográfica, perolada), plastificação, relevo seco, relevo americano, microencapsulado e hot stamping.

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