Psicologia das cores

Psicologia das cores

Nos humanos as cores são produzidas no cérebro pela captação da luz por meio do olho, portanto são subjetivas. Elas são tão comuns em nossas vidas que é difícil entender como se formam. Aprendemos na infância, primeiro a diferença entre os tons para depois relacioná-los com letras e números.

Cada cultura também possui as suas preferências quanto as cores. Da mesma forma podemos perceber que a maioria das redes de fast food utilizam o vermelho como cor predominante nas logomarcas e ambientes, exatamente para estimular a fome. Observem que os centros cirúrgicos são verdes em tom claro, transmitindo tranquilidade e os laboratórios são brancos para dar a sensação de esterilidade.

Na criação de um projeto gráfico muitos detalhes devem ser levados em consideração como tipologia, formas e pesos dos elementos de página, porém as cores ocupam um lugar especial neste processo.

Todo projeto tem um objetivo e uma mensagem a ser transmitida. As cores são parte importante deste processo porque podem provocar lembranças e sensações.

A seguir alguns exemplos das cores e as sensações que elas podem provocar:

Branco: pureza, paz, inocência, divindade, harmonia, batismo, casamento, ordem, simplicidade, limpeza, esterilidade.

Preto: seriedade, nobreza, sombra, miséria, pessimismo, melancolia.

Cinza: neutralidade, tédio, tristeza, passado, seriedade.

Vermelho: paixão, ansiedade, fome, coragem, virilidade, glória, emoção, ação, agressividade, perigo, dinamismo, energia, revolta, calor, violência.

Laranja: alegria, luminosidade, êxtase, euforia, festa, tentação.

Amarelo: riqueza, claridade, prazer, conforto, alerta, euforia.

Verde: esperança, frescor, saúde, bem estar, natureza, calma.

Azul: intelectualidade, sabedoria, fidelidade, confiança, verdade, harmonia.

Roxo: espiritualidade, mistério, ilusão, sonolência, justiça, misticismo.

Rosa: feminilidade, romantismo, afeição, doçura, delicadeza.

Marrom: dureza, robustez, segurança, solidez.

Violeta: prosperidade, respeito, dignidade.

Algumas combinações de cores podem ser bastante úteis quando é preciso atingir alguns objetivos. Por exemplo:

  • Para uma legibilidade a distância combinar o Amarelo e Azul é a melhor escolha.
  • Para um maior contraste utilize o Preto e o Amarelo.
  • Para sensações de neutralidade utilize Preto e Branco.
  • Para melhor percepção é importante utilizar elementos gráficos escuros sobre fundo claro.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também