Reticulagem

Reticulagem

Ao olharmos qualquer material impresso percebemos as cores e imagens como um conjunto de nuances, porém esta sensação é um ilusão ótica. Tudo que é reproduzido e que transmite variação tonal, na verdade é gerado por meio de pontos, imperceptíveis ao olho humano, que podem ter características variadas e que com a limitação de quatro tintas (CMYK) consegue construir a imagem sobre o papel. Estes pontos são chamados de retículas e são caracterizadas em três tipos: linear, estocástica e híbrida.

A retícula linear, utilizada na maior parte dos materiais impressos, forma a imagem com pontos que tem tamanho variado. Por exemplo, se a área a ser reproduzida é escura então o ponto é grande e se é clara o ponto é pequeno, determinando as sombras e as luzes da imagem.

Estas variações são medidas em porcentagem, ou seja, o tamanho do ponto tem como referência um percentual de cobertura de uma determinada área quadrada. Se a sensação visual é de um azul claro, podemos utilizar 10% de cyan, o que significa que o tamanho dos pontos de retícula cobrirá 10% de uma determinada área.

Em função da característica de variação do tamanho do ponto, a retícula linear também é conhecida como AM (Amplitude Modulada).

Os pontos da retícula não devem ser posicionados uns sobre os outros pois o resultado visual seria sempre preto, devido a junção de todas as cores (CMYK). Por isso são distribuídos em angulações onde a menor diferença de inclinação que deve haver entre duas linhas de retícula é de 30 graus, visando não gerar moiré. O moiré é um defeito que cria uma trama na visualização da imagem.

Para obter os melhores resultados as retículas são posicionadas formando um padrão simétrico, chamado roseta, que o olho humano funde em uma cor de tons contínuos. As angulações mais utilizadas para reprodução em sistema offset são: 90º amarelo, 75º cyan, 45º preto e 15º magenta, porém podem sofrer variações dependendo da importância da cor ou da ordem em que são impressas.

Outra característica da retícula linear é a quantidade de pontos, denominada lineatura. As mesmas porcentagens de ponto podem conter diferentes lineaturas de retícula. Quanto maior a lineatura, maior é a quantidade de pontos que formam a imagem e melhor é a qualidade obtida na reprodução. A lineatura deve respeitar as características dos substratos e os limites técnicos dos sistemas de impressão.

A lineatura é expressa em linhas por polegada (lpi) ou linhas por centímetro (lpc).

Conhecida também como FM (Frequência Modulada), a retícula estocástica não possui diferença no tamanho dos pontos, distribuídos de forma aleatória, dependendo das áreas escuras (pontos mais próximos) e áreas claras (pontos mais distantes). Como resultado a reprodução das imagens torna-se mais detalhada nos meios tons e as graduações entre as cores mais suave.

A utilização de sistemas de gravação digital de chapa (CTP) permite a utilização desta retícula com qualidade e controle no processo.

Pela exigência de repetibilidade e fidelidade na reprodução das cores, atualmente as empresas de embalagens são as mais beneficiadas pelo uso da retícula estocástica, devido a evolução das tecnologias de impressão, os controles do fluxo de trabalho e as normatizações dos processos.

Com o grande fluxo de materiais e a necessidade de processos cada vez mais produtivos e que garantem uma estabilidade na qualidade final, foi desenvolvida uma nova tecnologia de reticulagem, que corrige os problemas de tons marcados da retícula linear e diminui a sensibilidade à variações do processo da estocástica: a retícula híbrida.

Essa reticulagem é gerada de forma inteligente, misturando a retícula linear e a estocástica por meio de um algoritmo. O RIP (Raster Image Processor) rastreia o material a ser impresso e aplica a retícula estocástica nas áreas de destaque e a linear nos tons médios, permitindo grande qualidade de impressão na transição das cores e controle dos grises, além de um ganho significativo de detalhamento nas imagens.

As retículas híbridas possuem nomes comerciais, dependendo do sistema de workflow.

Vários produtos gráficos podem se beneficiar com a utilização deste tipo de retícula, destacando-se os que possuem grande quantidade de fotos com alto nível de detalhamento como catálogos de moda, bebidas e jóias, revistas de artes e embalagens sofisticadas.

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